terça-feira, 25 de novembro de 2014

Etapa 4 Passo 2

Teórico
Perfil
Época de Atuação
Contribuição para Educação


Sócrates
(469 a.C. ou 470 a.C./ 399 a.C. 70 anos)







Sócrates costumava iniciar uma conversação fazendo perguntas e obtendo dessa forma opiniões do interlocutor, que ele aparentemente aceitava. Depois, por meio de um interrogatório hábil, desenvolvia as opiniões originais da pessoa arguida, mostrando a tolice e os absurdos das opiniões superficiais e levando o presumido possuidor da sabedoria a se desconcertar em face das consequências contraditórias ou absurdas das suas opiniões originais e a confessar o seu erro ou a sua incapacidade para alcançar uma conclusão satisfatória.
Nascido em Atenas revolucionou a Filosofia ao transferir a vocação questionadora da natureza física para a natureza humana, seus valores, verdades e fundamentos. Lutou como soldado na Guerra do Peloponeso. Ao final da guerra, quando a Atenas foi derrotada. Declarou-se a proibição de se ensinar ou discutir filosofia em público. Com a volta da democracia, anos depois, a situação do filósofo não melhorou. Após uma acusação forjada de blasfêmia contra os deuses, Sócrates foi a julgamento. Dizendo entre outras coisas que em vez de julgado deveria ser declarado herói — Sócrates acabou condenado à morte.
Sócrates diz que conhecimento possui um valor prático ou moral, isto é, um valor funcional, e consequentemente é de natureza universal e não individualista, e o processo objectivo para obter-se conhecimento é o de conservação; o sub-objetivo é de reflexão e da organização da própria experiência, e a educação tem por objetivo imediato o desenvolvimento da capacidade de pensar, não apenas ministrar conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário