terça-feira, 25 de novembro de 2014

Etapa 4 Passo 3



Teoria de Bourdieu e a Educação
  Pierre Bourdieu defendeu sua teoria se baseando no sentido de que o sistema educacional, em vez de ter uma função transformadora, reproduz e reforça as desigualdades sociais e faz com que a criança cresça sendo manipulada pela sociedade, perdendo sua identidade cultural.  As desigualdades sociais e culturais entre as classes para ele sempre existiram. O estudo de Bourdieu aponta as necessidades de ações educativas no interior das escolas, incorporando no sistema educacional brasileiro, uma escola de qualidade, democrática, para todos os públicos, que realmente acredita na transformação social. Para construir sua teoria, Bourdieu criou uma série de conceitos, como hábitos e capital cultural. "Ele acreditava que qualquer uma dessas tendências, tomada isoladamente, conduz a uma interpretação restrita ou mesmo equivocada da realidade social", explica Nogueira.
  Para Bourdieu, a escola é um espaço de reprodução de estruturas sociais e de transferência de culturas de uma geração para outra, e está diretamente relacionado ao desempenho dos alunos na sala de aula. Eles tendem a ser julgados pela quantidade e pela qualidade do conhecimento que já trazem de casa, além de várias "heranças", como a postura corporal e a habilidade de falar em público. Os próprios estudantes mais pobres acabam encarando a trajetória dos bem-sucedidos como resultante de um esforço recompensado, ou seja, a classe trabalhadora e pobre se sente prejudicada e na verdade é, pois a educação á cada dia que passa continua na mesma e piorando gradativamente, enquanto a “elite” mantêm seus filhos nos melhores colégios, com chances reais de alcançar melhores carreiras.
   Vale ressaltar que na maioria das escolas públicas o descaso é imenso, crianças ficam á mercê de uma educação falha, onde os governantes desse país não buscam alternativas concretas para mudar a dura realidade da Educação Brasileira. De norte á sul do país a dura realidade da educação não muda, pelo contrário em certas cidades o descaso é ainda pior, se encontra salas de aula com carteiras quebradas, faltando cadeiras para que as crianças possam se sentar, tetos desmoronando, e tantos outros problemas. A educação está em decadência á anos mesmo com tantos avanços tecnológicos e conquistas, faltam investimentos suficientes, no ambiente escolar, reconhecimento e reciclagem para os profissionais que dedicam suas vidas, para ensinar e educar crianças/ jovens e adultos.
  Apesar de tantas dificuldades e problemas, ainda encontramos professores motivados e que lutam por melhorias, que não se deixam abater e seguem em frente, apesar de tudo ainda acreditam na educação, pois sabem que só através dela que é possível transformar o mundo, um bom profissional é aquele que faz com amor e dedicação o seu trabalho, contagia á todos com sua força, garra e vontade de fazer com que seus alunos aprendam mais que uma matéria, mas possam levar para a sua vida tudo o que aprenderam.
Além do mais a união de todos é importantíssima, a sociedade tem que parar de cruzar os braços e reclamar, a população tem a responsabilidade de fazer a sua parte e ir à luta, só assim veremos a tão sonhada educação transformadora, capaz de mudar a vida das pessoas para garantir um futuro melhor.


Vídeo> Fala Brasil Condições precárias de escolas públicas 01/08/2013
Disponível no site do YOUTUBE 

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