terça-feira, 25 de novembro de 2014

Etapa 4 Passo 2

Teórico
Perfil
Época de Atuação
Contribuição para Educação

Auguste Comte


Nascimento 19 de janeiro de 1798
Montpellier, França
Morte 5 de setembro de 1857 (59 anos)
Paris, França





Considerado pai do positivismo,
Dono de um pensamento profundamente ligado ao mundo da razão, ele dedicou a sua vida à tentativa de encontrar uma maneira de reduzir as relações sociais e a organização das sociedades às leis similares as das ciências exatas, podendo assim se fazer manipulações, previsões e tomar decisões no sentido de conduzir a sociedade ao caminho da unidade.
O nome do pensador francês Auguste Comte está indissociavelmente ligado ao positivismo, corrente filosófica que ele fundou com o objetivo de reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência no Brasil. Comte é considerado o grande sistematizador da sociologia.
O filósofo viveu num período da história francesa em que se alternavam regimes despóticos e revoluções. A turbulência levou não só a um descontentamento geral com a política como a uma crise dos valores tradicionais. Comte procurou dar uma resposta a esse estado de ânimo pela combinação de elementos da obra de pensadores anteriores a ele e também de alguns contemporâneos.
Na escola positivista a disciplina é reconhecida como fundamental obrigação da educação. Comte afirma que a infância é uma fase marcada pelas soluções teológicas dos problemas e que somente com as inferências do ensino científico é que a maturidade do indivíduo será alcançada. Para isso, na escola positivista os estudos científicos terão plena prioridade sobre os estudos literários e a educação terá por objetivo principal promover o altruísmo e repreender o egoísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário