terça-feira, 25 de novembro de 2014

Entrevista

Etapa 3 Passo 2 e 3

Entrevista realizada entre os dias 13 e 14 de Novembro/2014. 
  
Professora Recém - Contratada,P.S 33 Anos, 2 anos de formação

1) Qual a maior dificuldade que você encontrou ao iniciar na profissão?
R: Falta de reconhecimento dessa profissão.  
2) Como você analisa a educação de hoje comparado com tempos atrás?
R:Ainda está muito fraca, não tem qualidade e o respeito pelos professores não se tem mais.
3) As mudanças surtiram efeito?
R: Ao meu ponto de vista muito pouco, só serviram para deixar as crianças preguiçosas para estudar.
4) O que você acha que pode ser feito para melhorar a educação?
R: Eu acho que deveria voltar o ensino como era antes, em  qualquer série a criança repetia, e professores mais qualificados para ensinar.
5)Qual o trabalho que pra você se tornou mais gratificante?
R: É quando o seu objetivo com as crianças é reconhecido.
6)Você acredita na educação?
R: Sim

 Professora que atua há mais de 20 anos na educação, Formada no antigo Magistério e Pedagogia A.S.M. 55 Anos.

1)Qual a maior dificuldade que você encontrou ao iniciar na profissão?
R: No inicio tudo era mais difícil, principalmente para nós mulheres, naquela época havia muito preconceito com relação a profissão principalmente no ambiente familiar, hoje ainda há preconceito, mas antigamente para nós que estávamos iniciando era muito difícil.
2) Como você analisa a educação de hoje comparado com tempos atrás?
R: Comparando com antigamente hoje está muito melhor, não que esteja 100% claro que ainda precisa melhorar muito, mas aquela rigidez em que os professores tratavam seus alunos, os castigos, que levavam á criança ao vexame e os poucos avanços para melhorar a educação naquela época, hoje podemos ver com clareza que nesse aspecto muita coisa mudou para melhor.
3) As mudanças surtiram efeito?
R:Sim, claro que sim, a única coisa que poderia não ter mudado é o respeito que os alunos tinham por nós professores, não o medo que tinham, mas a adoração pelo mestre, vendo ele como alguém importante nas suas  vidas.
4) O que você acha que pode ser feito para melhorar a educação?
R:Qualificar de verdade os professores, reconhecendo o nosso trabalho, com dignidade e melhores salários e condições de trabalho, com incentivos, os governantes tem o dever e a obrigação de melhorar as escolas,os materiais,igualando e motivando para que todos, todos mesmo sem exceções possam realmente ter uma educação de qualidade.
5)Qual o trabalho que pra você se tornou mais gratificante?
R: Começar um trabalho na sala de aula com os meus alunos e chegar ao final do ano e ver que tudo que eu ensinei,e tudo o que eu aprendi com eles não vai morrer ali.
6)Você acredita na educação?
R: Sou professora há mais de 25 anos, acredito no que faço, não foi á toa que cheguei até aqui.Eu realmente acredito no poder transformador da educação.

Comparativo das opiniões das professoras

  Há uma contradição nas respostas dadas pelas professoras entrevistadas, geralmente os educadores que têm anos de experiência se encontram hoje desmotivados, cansados de lutar em vão, e quem está iniciando na profissão chega com garra e determinação. Nessa entrevista realizada com duas profissionais da educação, vemos exatamente o contrário, a professora recém- contratada se mostra sem ânimo e desapontada com a profissão, " É difícil ver que tudo o que você sonhou e imaginou, no pensamento se torna maravilhoso, mas na  realidade é desapontador", diz a Professora P.S. Já a professora A.S.M que tem um vasto conhecimento da educação e vivenciou as transformações, ainda acredita que a educação pode mudar vidas e ser de total qualidade, sem que para isso tenha que voltar ao passado, diz " Temos que avançar rumo ao futuro, nem parar e nem voltar ao passado, mas sim avançar".


"Para refletir"

Quais profissionais estão sendo formados para garantir a educação das gerações futuras?

Nenhum comentário:

Postar um comentário