terça-feira, 25 de novembro de 2014

As Conquistas Das Mulheres

Etapa 3 Passo 1
Participação das Mulheres na Educação

A trajetória da mulher brasileira nos últimos séculos é, para dizer pouco, extraordinária: de uma educação no lar e para o lar, no período colonial, para uma participação tímida nas escolas públicas mistas do século 19; depois, uma presença significativa na docência do ensino primário, seguida de uma presença hoje majoritária em todos os níveis de escolaridade, bem como de uma expressiva participação na docência da educação superior."Dilvo Ristoff"
Artigo publicado no jornal Folha de S.Paulo  Quarta-feira, 08 de março de 2006.

*Dilvo Ristoff, 55, doutor em literatura pela Universidade do Sul da Califórnia (EUA), é diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. É autor, entre outras obras, de "Universidade em Foco - Reflexões sobre a Educação Superior".

  Algumas Conquistas das mulheres:

1827 - Surgi a primeira lei sobre educação das mulheres, permitindo que frequentassem as escolas elementares. Instituições de ensino mais adiantado ainda eram proibidas a elas.


1879 - As mulheres têm autorização do governo para estudar em instituições de ensino superior; mas as que seguiam este caminho eram criticadas pela sociedade.

1932 - Getúlio Vargas promulga o novo Código Eleitoral, garantindo finalmente o direito de voto às mulheres brasileiras.

1945 - A igualdade de direitos entre homens e mulheres é reconhecida em documento internacional, através da Carta das Nações Unidas.

1951 - Aprovada pela Organização Internacional do Trabalho a igualdade de remuneração entre trabalho masculino e feminino para função igual.

1985 - Surge a primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher - DEAM (SP) e muitas são implantadas em outros estados brasileiros.

1996 - A escritora Nélida Piñon é a primeira mulher a ocupar a presidência da Academia Brasileira de Letras. Exerce o cargo até 1997 e é membro da ABL desde 1990.

 Considerações sobre a participação das mulheres na Educação


1°Nas Instituições de Educação Superior entre 1998 á 2003 houve um crescimento global de mulheres docentes com doutorado o aumento foi de 104% (Homens 69,2%).
2° O corpo docente das universidades nos níveis mais elevados de titulação também tem sido ocupado pelo sexo feminino. 
3° O país elegeu pela primeira vez na história uma mulher para ocupar o cargo mais importante e governar toda uma nação Dilma Rousseff Presidente da Republica.


4° As mulheres conseguiram ter maior participação no mercado de trabalho e na política em cargos que na maioria das vezes eram ocupados por homens.
5°"SOMOS A MAIORIA NAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO E NÃO PELO SALÁRIO ATÉ PORQUE TODOS SABEM QUE VIDA DE PROFESSOR NÃO É FÁCIL, MAS PELO AMOR Á ESSA PROFISSÃO."


 Super-Homem, a Canção

Um dia vivi a ilusão de que ser homem bastaria
Que o mundo masculino tudo me daria
Do que eu quisesse ter
Que nada, minha porção mulher que até então se resguardara
É a porção melhor que trago em mim agora
É o que me faz viver

Quem dera pudesse todo homem compreender, ó mãe, quem dera
Ser o verão no apogeu da primavera
E só por ela ser

Quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória
Mudando como um deus o curso da história
Por causa da mulher

[Gilberto Gil]

Nenhum comentário:

Postar um comentário