Teórico
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Perfil
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Época de Atuação
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Contribuição para
Educação
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Sócrates
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Sócrates costumava iniciar uma conversação fazendo
perguntas e obtendo dessa forma opiniões do interlocutor, que ele
aparentemente aceitava. Depois, por meio de um interrogatório hábil,
desenvolvia as opiniões originais da pessoa arguida, mostrando a tolice e os
absurdos das opiniões superficiais e levando o presumido possuidor da sabedoria
a se desconcertar em face das consequências contraditórias ou absurdas das
suas opiniões originais e a confessar o seu erro ou a sua incapacidade para
alcançar uma conclusão satisfatória.
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Nascido em Atenas revolucionou a Filosofia ao transferir a
vocação questionadora da natureza física para a natureza humana, seus
valores, verdades e fundamentos. Lutou como soldado na
Guerra do Peloponeso. Ao final da guerra, quando a Atenas foi derrotada.
Declarou-se a proibição de se ensinar ou discutir filosofia em público. Com a
volta da democracia, anos depois, a situação do filósofo não melhorou. Após
uma acusação forjada de blasfêmia contra os deuses, Sócrates foi a
julgamento. Dizendo entre outras coisas que em vez de julgado deveria ser
declarado herói — Sócrates acabou condenado à morte.
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Sócrates diz que conhecimento possui um valor prático ou moral, isto é,
um valor funcional, e consequentemente é de natureza universal e não
individualista, e o processo objectivo para obter-se conhecimento é o de
conservação; o sub-objetivo é de reflexão e da organização da própria
experiência, e a educação tem por objetivo imediato o desenvolvimento da
capacidade de pensar, não apenas ministrar conhecimentos.
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Alunas do Curso de Pedagogia. A criação do Blog está relacionado as Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS).
terça-feira, 25 de novembro de 2014
Etapa 4 Passo 2
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