terça-feira, 25 de novembro de 2014

Quadro dos Teóricos

Etapa 4 Passo 2

             
Teórico
Perfil
Época de Atuação
Contribuição para Educação

Emília Ferreiro (Emília Beatriz Maria Ferreiro Schai - 1936 Argentina)







Dedicou-se ao estudo da alfabetização, deslocando o foco educativo dos processos de ensino para os de aprendizagem, dos métodos preconcebidos para a construção do saber na prática pedagógica. Discípula de Piaget na investigação dos processos de aquisição e elaboração de conhecimento pela criança, seu nome está ligado ao construtivismo.

Emília Ferreiro, pesquisadora argentina, radicada no México, tornou-se conhecida em toda a América Latina por sua investigação sobre o processo de aquisição da escrita, a partir dos postulados da teoria psicogenética de Jean Piaget. A perspectiva psicogenética inaugurada por esses estudos ficou conhecida, no Brasil, como construtivismo ou socioconstrutivismo. Na década de 1980, Emília Ferreiro realizou pesquisa tratando da mesma problemática com os adultos.  Emília é hoje professora titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, da Cidade do México.

. As descobertas de Emília levam a conclusão de que as crianças constroem o próprio conhecimento. A implicação é transferir o foco da escola e da alfabetização do conteúdo para o aluno. No processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo. Duas consequências do construtivismo são respeitar a evolução da criança e compreender que um desempenho mais vagaroso não significa menos inteligência ou dedicação. Outra noção é que o aprendizado não é provocado pela escola, mas pela mente das crianças.

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