Teórico
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Perfil
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Época
de Atuação
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Contribuição
para Educação
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Emília Ferreiro
(Emília Beatriz Maria Ferreiro Schai - 1936 Argentina)
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Dedicou-se
ao estudo da alfabetização, deslocando o foco educativo dos processos de
ensino para os de aprendizagem, dos métodos preconcebidos para a construção
do saber na prática pedagógica. Discípula de Piaget na investigação dos
processos de aquisição e elaboração de conhecimento pela criança, seu nome
está ligado ao construtivismo.
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Emília Ferreiro, pesquisadora argentina, radicada no México, tornou-se
conhecida em toda a América Latina por sua investigação sobre o processo de aquisição
da escrita, a partir dos postulados da teoria psicogenética de Jean Piaget. A
perspectiva psicogenética inaugurada por esses estudos ficou conhecida, no
Brasil, como construtivismo ou socioconstrutivismo. Na década de 1980, Emília
Ferreiro realizou pesquisa tratando da mesma problemática com os adultos. Emília é hoje professora titular do Centro
de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, da
Cidade do México.
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. As descobertas de Emília levam a conclusão de que as crianças
constroem o próprio conhecimento. A implicação é transferir o foco da escola
e da alfabetização do conteúdo para o aluno. No processo, a criança passa por
etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e
dominá-lo. Duas consequências do construtivismo são respeitar a evolução da
criança e compreender que um desempenho mais vagaroso não significa menos
inteligência ou dedicação. Outra noção é que o aprendizado não é provocado
pela escola, mas pela mente das crianças.
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Alunas do Curso de Pedagogia. A criação do Blog está relacionado as Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS).
terça-feira, 25 de novembro de 2014
Quadro dos Teóricos
Etapa 4 Passo 2
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