Teórico
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Perfil
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Época
de Atuação
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Contribuição
para Educação
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Paulo Freire
(Paulo Reglus Neves
Freire)
Brasileiro
Nascimento: 19 de
setembro de 1921
Recife, Pernambuco.
Morte: 2 de maio de 1997 (75
anos)
São Paulo, São Paulo.
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Paulo freire defendia uma prática de sala de aula que
pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino
oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é, as "escolas
burguesas"), que ele qualificou de educação bancária. Ele dizia que, enquanto a escola conservadora
procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que ele defendia
tinha a intenção de inquietá-los. Freire criticava a ideia de que ensinar é
transmitir saber por que para ele a missão do professor era possibilitar a
criação ou a produção de conhecimentos.
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Por seu empenho em
ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações
de professores, Pelo mesmo motivo, sofreu a perseguição do regime militar no
Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio, acusado de subversão,
ele passou 72 dias na prisão. No final de 1971, Freire fez sua primeira
visita a Zâmbia e Tanzânia. Em seguida, passou a ter uma participação mais
significativa na educação de Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe. E
também influenciou as experiências de Angola e Moçambique. Em 1980, depois de
16 anos de exílio, retornou ao Brasil, onde escreveu dois livros tidos como
fundamentais em sua obra: Pedagogia da Esperança (1992) e À Sombra desta
Mangueira (1995).
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A sua prática didática
fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo
fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por
ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria
sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já
previamente construído. Destacou-se por seu trabalho na área da educação
popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da
consciência política.
Paulo freire em uma de
suas primeiras experiências no Rio Grande do Norte, em 1963, ensinou 300
adultos a ler e a escrever em 45 dias, desenvolvendo assim um método inovador
de ensino.
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Alunas do Curso de Pedagogia. A criação do Blog está relacionado as Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS).
terça-feira, 25 de novembro de 2014
Etapa 4 Passo 2
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