segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Texto Explicativo

Etapa 2 Passo 2

Texto Explicativo Mapa Conceitual

   Dentro dos pressupostos filosóficos da educação podemos citar os conceitos da antropologia, epistemologia e axiologia.
   A antropologia é o estudo do ser humano em sociedade, das culturas humanas, os comportamentos e costumes sociais. As reflexões sobre as sociedades, o homem e o seu comportamento social é conhecida desde a antiguidade clássica através do pensamento de grandes filósofos, destacando-se o grego Heródoto que é considerado o pai da História e da Antropologia.
   Estuda o ser humano e a diversidade cultural, envolve a integração de diversas disciplinas que procuram refletir sobre as dimensões biológicas, sociais e culturais, sendo que a antropologia cultural subdivide-se em outras especialidades como: Etnografia, Etnologia, Arqueologia e Linguística.
  A epistemologia significa Ciência, Conhecimento, é o estudo cientifico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações. Estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, e também é conhecida como teoria do conhecimento e relaciona-se com a metafisica, a lógica e a filosofia da ciência. A epistemologia surgiu com Platão, onde ele se opunha á crença ou opinião ao conhecimento.
  A epistemologia provoca duas posições, uma empirista que diz que o conhecimento deve ser baseado na experiência, e a posição racionalista, que prega que a fonte do conhecimento se encontra na razão, e não na experiência. A epistemologia é dividida em áreas: Jurídica, Genética e a Convergente.
  Axiologia é tudo aquilo que se refere a um conceito de valor, isto é, os valores predominantes em uma determinada sociedade. Segundo á autora Maria Lucia de Arruda Aranha: “á dimensão axiológica de determinado assunto implica a noção de escolha do ser humano pelos valores morais, éticos, estéticos e espirituais”. (PLT Filosofia da Educação 370. 1 a 681f 3.ed ex6).
  Os principais autores e estudiosos da axiologia foram Rudolf Lotze, Franz Brentano e Max Scheler.


Nenhum comentário:

Postar um comentário