sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Atividades Práticas Supervisionadas: Formação e prática do educador

Etapa 1 Passo 3
   “A Escola não é um espaço neutro e o professor deve ser um intelectual transformador, sendo assim, discutir quais são as dificuldades atuais para implantação do trabalho participativo no cotidiano escolar.”

     Ao longo dos anos a escola vem passando por várias transformações e problemas, a forma de ensinar, por exemplo, sofreu diversas mudanças e isso foi possível através de filósofos que se dedicaram a estudar e desenvolver teorias e conceitos para melhorar o aprendizado.
    A escola não é um espaço neutro, pois a educação está envolvida com a politica, a cultura e a sociedade, e não se pode ensinar sem inserir no cotidiano escolar a realidade vivida pelos alunos, sem abordar o descaso com as escolas e com os profissionais que levam e buscam conhecimentos.
   O docente deveria ser um intelectual transformador, critico, reflexivo e polivalente, mas como alcançar esse êxtase na educação, se esse profissional é tão desvalorizado, com uma remuneração indigna, vale ressaltar que os próprios professores muitas vezes cansados de lutar em vão acomodam-se e deixam de lutar pelos seus direitos e ideais.
   Para fazer um planejamento escolar que seja participativo e valorize a educação é importante vencer as dificuldades atuais, que impedem a sua implementação, como por exemplo, mostrar para a sociedade que a escola é um espaço de todos, somando forças, lutando juntos por mudanças, colocando á disposição das famílias e da comunidade informações pertinentes á educação, objetivos, buscando soluções e selando compromissos. Tais medidas pode proporcionar que o ambiente escolar se torne um lugar de trabalho participativo entre: Escola- Professor- Comunidade.
   Desse modo para que se tenha uma educação de qualidade e uma escola integrada com a sociedade o professor precisa estar engajado, assumindo compromissos, disposto á lutar pelo que acredita, pelas injustiças. Todavia para que a transformação aconteça é preciso garra, mobilizando o coletivo para que os governantes desse país desenvolvam politicas educativas eficientes, investindo na boa formação dos professores, na qualificação continuada desses profissionais, garantindo á eles excelente remuneração e melhores condições de trabalho.
   Além do mais vale á pena abrir a mente e compreender o contexto social em que se vive, para que o cotidiano escolar se torne realmente um espaço de trabalho social, educativo e participativo.

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